segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Emater/RN comemora 58 anos de extensão rural na festa do boi

As cadeias produtivas da agricultura familiar, com destaque para a agropecuária, a agroecologia e a agroindústria são demonstradas na “Fazenda Agroecológica” durante a 51ª Festa do Boi que acontece, entre os dias 12 e 20 de outubro, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. A Emater-RN, que comemora 58 anos de atividades contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar no estado, lembra a data, nesse espaço, com uma exposição de fotos e outros eventos.
A Fazendinha é de responsabilidade do Governo do Estado, Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), através da Emater-RN, Governo Federal, prefeituras municipais e outras instituições. Trata-se da réplica de um espaço rural, com diversas Unidades Técnicas Demonstrativas (UTDs), expondo, de forma didática, as ações desenvolvidas pelos agricultores familiares em todos os municípios norte-rio-grandenses.
Em cada espaço da Fazendinha, extensionistas rurais da Emater-RN e técnicos de outras instituições vinculadas à Sape, como a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) e Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado (Idiarn) estão à disposição dos pequenos agricultores e de outros visitantes para orientar sobre os projetos e programas expostos no local.
Capacitação - Durante a Festa do Boi, a Emater-RN promoverá, na Fazendinha, a capacitação de 300 agricultores familiares e diversos extensionistas rurais de todas as regiões do estado. Os pequenos produtores participam de cursos, oficinas e visitas às Unidades Técnicas Demonstrativas realizadas pela instituição, através de projetos e programas expostos. Cada participante escolhe o tema levando em consideração as culturas desenvolvidas por cada núcleo familiar. 
O  beneficiamento de produtos de origem vegetal também faz parte da capacitação dos agricultores familiares na Fazenda Agroecológica. As instrutoras são extensionistas rurais da Emater-RN que, em uma cozinha adaptada, orientam como transformar a matéria-prima em  pratos saudáveis e nutritivos.
No curso, serão ministradas as seguintes receitas: pamonha de forno, bolinhos de goma e de macaxeira, “falso miojo” e sucos verdes. Para o preparo dos sucos serão utilizadas folhagens das hortas dispostas na Fazendinha.

Fonte:Emater RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário